segunda-feira, 13 de agosto de 2012

MEDABOTS

  Medabots (メダロット Medarotto) também conhecido como Medarot, é um anime que narra as aventuras de Ikki Tenryou e seu medabot Metabee. Era originalmente um video game para Game Boy lançado em 1997. Vários jogos da franquia foram lançados para diversas plataformas, incluindo Game Boy, Game Boy Advance, GameCube e Nintendo DS.

Metabee

  Metabee (メタビー) é o medabot de Ikki. Metabee é a versão atualizada do Medabot MetalBeetle (メタル・ビートル). No passado, a medalha de Metabee pertencia a Henry(Hikaru Agata), que acabou-a perdendo. Metabee tem um temperamento agressivo e desobediente, mas melhora com o tempo. Sempre atira em Ikki quando esse o irrita, principalmente quando ele o chama de Lata Velha. Apesar de tudo, Metabee sempre se preocupa com a segurança de Ikki em alguns caso, arrisca-se para salva-lo. Uma grande especialidade da Medalha de Metabee é que em estado de crise, perigo ou quando ele e Ikki agem como um só, ele consegue reunir energia de seus sentimentos e executar a "MedaForça". Por ser um Medabot do tipo Kabuto, sua Medaforça é "Ultra Shot", uma técnica que consiste em disparar uma grande rajada de energia dourada de seus dois braços quando em estado de crise. Gosta de filmes de Velho Oeste e praias (apesar de não saber nadar). Em Medabots Damashii (a segunda temporada) Metabee tem suas pesas atualizadas e se torna Saikachis (サイカチス), uma versão atualizada e mais poderosa de Metabee, mas que no anime este é chamado pelo nome como Medabee, principalmente por Ikki. Nesa forma Metabee possui o Modo Ação e Modo Demolição e consegue usar o "Ultra Shot" quando quiser, porem, uma versão mais poderosa com uma coloração arco-íris e disparada pelos canhões em seu chifre quando no Modo Demolição.

Medalutador


  O proprietário de um Medabot. É seu dever auxiliar seu parceiro Medabot durante as Cyberlutas dano-les sempre comandos e o fornecendo Medapeças.
Medawatch
  É um relógio usado pelo Medalutador para comunicar-se com seu Medabot não importa a distância. É muito usado para passar comandos em uma Cyberluta e também para transportar Medapeças, incluindo o próprio Medabot.
 
O Medawatch de Ikki.

Nome

  É o nome do modelo do Medabot, resumidamente sua espécie, pois há sempre mais de um e não existe modelo único.

Tipo

  O tipo do Medabot é a classe de seu modelo. Cada Medabot possui um tipo diferente. Existem vários tipos diferentes de Medabot, que quase sempre incluem nomes de animais. Os mais conhecidos são os tipos KBT (Kabuto) e KWG (Kuwagata).
Medalha
  É literalmente a alma do Medabot. Sua aparência é de como uma moeda de metal dourada com um formato hexagonal. A medalha é responsável por controlar as emoções do Medabot, fazer suas peças se moverem e determina a força e o carácter de cada Medabot. Quanto mais rara é a medalha, maior será o poder do Medabot. Cada peça de um modelo Medabot é compatível com um tipo de Medalha, se uma Medalha não é compatível com a peça, o Medabots não funcionará 100%.
Sempre que um Medabot acumula muita experiência em uma batalha, sua Medalha pode evolui e ele se torna mais poderoso. (Spoiler)Um exemplo disso foi quando o Metabee de Ikki aprendeu sua Medaforça pela primeira vez e derrotou Robô-Emperor, sua Medalha que estava no nível I avançou "direto" para o nível IV (embora isso seja um tipo raro de evolução).(Spoiler)
Uma outra característica interessante são entre as Medalhas de Kabuto e Kuwagata. Kabuto é uma Medalha normalmente compatível com Medabots cuja especialidade é ataques de tiro como Metabee e Warbandit, enquanto Kuwagata é normalmente compatível com Medabots especializados em ataques físicos como Rokusho e Sumilidon.

Medalha X

  É uma Medalha maligna e misteriosa vista apenas na série Medabots Damashii que é a Medalha de um Kilobot/Death Medarot. Esta possui o mesmo formato que a original, porém é cinza e tem a foto de uma caveira. Diferente das Medalhas originais que são fabricadas pela Corporação Medabot, esta é compativel com qualquer Medabot, porém, quando equipada no Tinpet, ele possuirá mais força, mas não terá emoções ou se quer sentimentos, sendo apenas um corpo sem alma cujo único propósito é lutar.
Cyberluta
  As Cyberlutas são as batalhas entre Medabots, sendo que também existem as duplas de 2x2 e as triplas de 3x3 como nos jogos e no anime. As Cyberlutas são feitas somente com os Medabots e suas habilidades, sem interferência dos Medalutadores. Ao final de cada Cyberluta, o Medabot perdedor deve entregar uma de suas peças para o vencedor, e assim seu Medalutador deve comprar outra para substituí-la. Cada Cyberluta é iniciada pelo Senhor Juiz, que de algum modo, sempre aparece para iniciá-la, saindo de fontes, aviões e até armaduras. Em jogos e na série Medabots Damashii, o Sr. Juiz não aparece, mas todos os Medalutadores sabem e respeitam as regras. Só os donos de Kilobots as violam.

Tinpet

  O Tinpet é o esqueleto principal de um Medabot onde o Medalutador equipa suas Medapeças. Determina se o Medabot pode usar peças masculinas ou femininas e também é o local onde é armazenado a Medalha.
Medapeças
  As peças determinam o que o Medabot é capaz. Em batalha, elas irão determinar que ataques ele pode usar e em que tipo de terreno se move melhor. Também é permitido para um Medalutador equipar peças de outros Medabots no seu para este adquirir a habilidade do outro em uma Cyberluta, sendo que nem todas são compatíveis com sua Medalha. Há três partes que compõem um Medabot:
  • A parte mais importante é o local onde é armazenada a medalha, que é onde liga o tronco e a cabeça. Se a cabeça de um Medabot for danificada ou perder suas funções, a Medalha é ejetada e o Medabot não poderá mais ser utilizado. Em uma batalha, a cabeça é a única peça que não possui ataques infinitos.
  • As partes dos braços esquerdo e direito, determinam os outros dois ataques que o Medabot pode executar. É uma das partes que podem ser perdidas numa Cyberluta, por isso são peças que geralmente são mais eficiente em um ataque. Se uma peça do braço é danificada, o Medabot fica impossibilitado de realizar seu ataque.
  • As partes das pernas determinar o quão rápido é um Medabot. Elas também determinam em que terreno o Medabot se move melhor ou pior. Uma peça dedicada geralmente para a agilidade, muito útil para Medabots que possuem forma Humanóide. Um Medalutador também coloca em risco esta peça de seu Medabot em uma Cyberluta.

Medaforça

  A Medaforça ou Medaforce é o poder supremo que se encontra escondido em cada medalha rara e é ativada em momentos de crise em uma Cyberluta. A Medaforça consiste e usar toda a energia e força do Medabot e quando este executa esse ataque, fica esgotado, fraco e indefeso. Os tipos Kabuto como Metabee são capazes de disparar sua Medaforça em força de uma rajada de energia dourada. Essa técnica é conhecida como "Ultra Shot" (como vista nos jogos da série). Os tipos Kuwagata como Rokusho a disparam em forma de uma lamina azul cujo nome é "Spiral Bolt". Medabots compatíveis a Medalhas de Kabuto e Kuwagata também podem usar esse tipo de Medaforça. Sumilidon e Warbandit são exemplos. Também existem outros tipos de Medaforça, pois esta varia de acordo com a Medalha.

Medamudança

  A Medamudança ou Medacharge é uma habilidade vista em Medabots Damashii no qual alguns modelhos de Medabot podem relizar uma mudança em suas Medapeças. Nessa mundança, há o Modo Ação e o Modo Demolição:
  • Modo Ação: é o modo no qual o Medabot se transforma em um veículo.
  • Modo Demolição: é o modo no qual o Medabot se tranforma no animal de seu tipo.

Mangá

  Escrito por Horumarin, a série de mangá Medabots foi originalmente serializada na Shonen revista Comic Bom Bom, no Japão e em seguida, publicada em quatro volumes pela Kodansha. A série foi licenciada para uma versão em idioma Inglês na América do Norte pela Viz Media. O Mangá possui quatro séries e todas escritas e publicadas por Horumarin Kodansha. Os dois volumes de Medabots 3 foram lançados no Japão em Dezembro de 2000 e abril de 2001. Medabots 4 seguidos mais tarde, em 2001. O primeiro volume de Medabots 5 foi lançado em Julho de 2002, mas o segundo volume não foi liberado até Agosto de 2007, Medabots G, uma continuação de Metabots 5, foi lançado em 2003.

   No Brasil, o mangá teve algumas edições publicadas pela Editora Abril em 2002



0 comentários:

Postar um comentário